sábado, 29 de novembro de 2008

Localização Absoluta

Para melhor comprensão do conceito de rede cartográfica é aconselhável visualizar os seguintes clips vídeo.







Espero que tenham sido elucidativos para esclarecer eventuais dúvidas.


Para reforçar alguns conteúdos, aqui ficam as definições de alguns conceitos básicos para apreender de forma mais completa e sistemática este tema de trabalho.


Equador – círculo máximo perpendicular ao eixo da Terra e que a divide em duas partes iguais, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.
Semimeridiano de Greenwich - círculo máximo, paralelo ao eixo da Terra e que a divide em duas partes iguais, o Hemisfério Oeste (Ocidental) e o Hemisfério Este (Oriental).
Eixo da Terra – Linha imaginária em torno da qual a Terra executa o seu movimento de rotação e que passa pelo Pólo Norte e pelo Pólo Sul.
Paralelo de lugar – círculo mínimo que divide a Terra em duas partes desiguais e tem posição paralela ao Equador, portanto, perpendicular ao eixo da Terra.
Meridiano de lugar – círculo mínimo que divide a Terra em duas partes diferentes, e tem posição paralela ao Meridiano de Greenwich.
Latitude – valor angular, medido em graus, desde o Equador até ao Paralelo de Lugar considerado. O seu máximo é de 90ºN (no Hemisfério Norte) e 90ºS (no Hemisfério Sul); O seu valor mínimo é de 0º sobre a linha do Equador.
Longitude – valor angular, medido em graus, desde o Meridiano de Greenwich até ao Meridiano de Lugar considerado. O seu máximo é de 180ºO (no Hemisfério Oeste) e 180ºE (no Hemisfério Este); O seu valor mínimo é de 0º sobre a linha do Meridiano de Greenwich.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A pobreza que mata!

Todos os anos, no dia 10 de dezembro, a comunidade internacional celebra o Dia dos Direitos Humanos. A data relembra o dia de 1948 em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em 2006, a ONU aproveitou a data para discutir o tema Direitos Humanos e Pobreza, através do lema Combater a Pobreza: uma Obrigação, não um Gesto de Caridade.


A pobreza afecta todos os direitos humanos: as pessoas com baixo rendimento podem não ter acesso à educação (um direito “económico e social”), o que limita a sua participação na vida pública (um direito “civil e político”) e a sua capacidade de influenciar as políticas que as afectam.Contudo, raramente se pensa na pobreza em termos de direitos humanos.


"(…) a democracia, os direitos humanos, circulam como qualquer outro produto global, tal como o petróleo ou os capitais."
Jean Baudrillard (1929-2007)

A sugestão de trabalho que deixo é fazer um comentário a cada uma das frases em negrito/bold (entre 100 e 150 palavras). Espero que sejam imaginativos.
Deixo uma apresentação em powerpoint para recolherem mais alguns dados e ver se as imagens ajudam a tomar uma posição que diminua a desigualdade no acesso a bens básicos e de 1ª necessidade e que reduza o fosso entre PD e PVD.
Acredita que TU podes fazer a diferença!!!!!!!!!



Vejam a seguinte apresentação e digam se conseguem não ficar chocados!!!
A Pobreza Que Mata!!
Get your own at Scribd or explore others: Education





"Sem criticar as boas intenções que estão por trás de slogans como "Pobreza zero", sabemos que a ajuda estrangeira é louvável, mas ela sozinha não é suficiente. Uma melhor governança e a prestação de contas por parte dos governos (dos P.V.D.) deve fazer parte da solução."

JOHN G. WILLIAMS (deputado federal no Canadá e presidente da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção.)






segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Desigualdades de desenvolvimento a nível mundial

Meus caros alunos (e leitores) tenho uma proposta para o tema Desigualdades de Desenvolvimento: Visualizar com atenção os seguintes clips retirados do Youtube e outros sites de partilha de vídeo.
As tarefas seguintes decorrentes da observação irão ser objecto de trabalho na aula.
Espero que se sintam inspirados pelos vídeos para o trabalho que se seguirá em aula. Ao mesmo tempo, nunca será demais pensar nas injustiças mundiais e ganhar consciência que é obrigatório mudar mentalidades para alterar uma realidade tão degradante.
Aqui ficam alguns dados para reflectirem.

Mensagem de boas vindas

Bem vindos ao meu blog em construção. A partir de hoje irão ser adicionados conteúdos relacionados com a Geografia, desde materiais didácticos, ligações a sites de referência, disponibilização de jogos pedagógicos, entre muitas outras novidades. É uma questão de irem acompanhando a evolução do blog.