Para melhor comprensão do conceito de rede cartográfica é aconselhável visualizar os seguintes clips vídeo.
Espero que tenham sido elucidativos para esclarecer eventuais dúvidas.
Para reforçar alguns conteúdos, aqui ficam as definições de alguns conceitos básicos para apreender de forma mais completa e sistemática este tema de trabalho.
Equador – círculo máximo perpendicular ao eixo da Terra e que a divide em duas partes iguais, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.
Semimeridiano de Greenwich - círculo máximo, paralelo ao eixo da Terra e que a divide em duas partes iguais, o Hemisfério Oeste (Ocidental) e o Hemisfério Este (Oriental).
Eixo da Terra – Linha imaginária em torno da qual a Terra executa o seu movimento de rotação e que passa pelo Pólo Norte e pelo Pólo Sul.
Paralelo de lugar – círculo mínimo que divide a Terra em duas partes desiguais e tem posição paralela ao Equador, portanto, perpendicular ao eixo da Terra.
Meridiano de lugar – círculo mínimo que divide a Terra em duas partes diferentes, e tem posição paralela ao Meridiano de Greenwich.
Latitude – valor angular, medido em graus, desde o Equador até ao Paralelo de Lugar considerado. O seu máximo é de 90ºN (no Hemisfério Norte) e 90ºS (no Hemisfério Sul); O seu valor mínimo é de 0º sobre a linha do Equador.
Longitude – valor angular, medido em graus, desde o Meridiano de Greenwich até ao Meridiano de Lugar considerado. O seu máximo é de 180ºO (no Hemisfério Oeste) e 180ºE (no Hemisfério Este); O seu valor mínimo é de 0º sobre a linha do Meridiano de Greenwich.
sábado, 29 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário